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Ao longo deste artigo blog, serão abordados os temas do primeiro episódio B2U. B2U - Business to You, um evento digital caracterizado pela acessibilidade, dinâmica e informação; será realizada uma conversa digital todas as semanas com o intuito de solucionar problemas empresariais através de métodos digitais.

Neste episódio foram abordados os seguintes pontos: 

Google Analytics: O que é?

ROI: O que é, Como e Por que calcular o Retorno sobre o Investimento?

B2U EM VÍDEO

Google Analytics: O que é?

O Google Analytics é uma ferramenta importante de análise a fim de monitorizar com eficiência da presença online e definir estratégias consistentes para o seu negócio

Sim, mas o que é?

O Google Analytics é uma ferramenta de monitorização e análise de websites e aplicativos (como o Youtube) mais utilizada no mundo. Com vantagens como: facilidade para configurar, integração com o Bitrix24, bem como outros serviços, Google Ads, Search Console, e atualmente com uma versão gratuita é possível a complementar com a Bitrix24.


Com a ferramenta devidamente instalada, é possível monitorizar o público quem acede ao seu website, quais as páginas mais acedidas, recolha de leads, quais os dispositivos que mais frequentam o seu website de modo a tornar cada vez mais responsivo para diferentes pessoas, cidades e outros indicadores que possam achar relevantes.

3 Motivos para usar o Google Analytics

Mas vale a pena usar o Google Analytics? Sim, tudo o que facilite adaptar e "arrancar" com a Transformação Digital da vossa empresa é um caminho a seguir, e o Google Analytics é um bom aliado para o Bitrix24.


Acompanhar o comportamento do seu público-alvo é crucial em diversos nívei, mas alguns exemplos relevantes para qualquer negócio seria:

Qual o melhor horário para ações da empresa

O conhecimento de quais os dias do mês, da semana ou até mesmo as horas em que os seus visitantes têm mais interações, e a possibilidade de obter essas informações ao alcance de 2 cliques, além da possibilidade de programar ações, como saber o não fazer em momentos de pico como por exemplo, atualizações de site.

Descobrir as causas para o abandono (rejeição)

Analisar a taxa de rejeição. Ou seja, o número de utilizadores que abandonam o website sem interagir com o mesmo.

Se  estiver a vende um serviço e o website não estiver a gerar vendas, em tempo real, sabem que algo não está bem, porém há a possibilidade de, com a análise de dados, ficar claro e com facilidade entender o problema da página ou no produto em si.

Compreender quais os dispositivos utilizados 

É imprescindível que as páginas do vosso website sejam otimizadas para utilização nos dispositivos móveis. Sendo uma das questões que podem prejudicar o negócio em termos como o SEO.

Adicionalmente numa futura possibilidade de investir no mercado mobile num futuro próximo e quem sabe, se fizer sentido quem sabe, desenvolver aplicações ou ações sem ser para o mercado PC/Laptop.

Mas como perceber a necessidade? Ao analisar o tráfego por meio do Analytics é possivel perceber quais os dispositivos mais utilizados pelos os seus utilizadores ao aceder ao vosso website.

ROI: o que é, como e por que calcular o Retorno sobre o Investimento

ROI é a sigla em inglês para "Retorno Sobre o Investimento". Esta é uma métrica utilizada para saber quanto a empresa ganhou em relação aos investimentos realizados, principalmente na área de Marketing. Para calcular o ROI, é preciso recolher a receita total, subtrair os custos pela receita total e dividir esse resultado também pelos custos.


O Marketing Digital, trouxe uma série de métricas/indicador que tornam possível saber com precisão a eficiência dos investimentos.

roi

Fundamentalmente, o que é o ROI?

Mais uma vez, o ROI é a abreviação do inglês return on investment. Como o próprio nome do indicador sugere, o ROI permite-nos saber quanto dinheiro a empresa perde ou ganha com os investimentos feitos em diferentes canais. É um indicador que fornece o resultado final de cada ação ou campanha elaborada, além de medir o custo com novas ferramentas e formações para a área.


Dessa forma, é possível identificar quais os investimentos que valem a pena e como é possível aperfeiçoar aqueles que já estão a funcionar para que possam ter uma melhor performance.

Esta métrica é essencial porque permite avaliar certas iniciativas específicas que contribuem para os resultados da empresa. Logo, é com a base do ROI que é possível planear metas/objetivos baseados em resultados tangíveis e entender se, vale a pena investir ou não em determinados canais.

Como calcular o ROI e qual a fórmula?

Existe um fórmula simples para entender como calcular o ROI, que consiste em:
Exemplo: O ganho da sua empresa foi de 10 000€ e o investimento inicial foi de 1 000€. Utilizando a fórmula de ROI acima, temos:

  • ROI= (10000 - 1000) / 1000
  • ROI= 9

Neste exemplo, hipotético, o Retorno sobre o Investimento foi de 9 vezes em relação ao investimento feito inicial, em termos percentuais seria igual (multiplicando por 100), resultaria de uma caso hipotético com um retorno de 900%.

Sabendo que a sua empresa investe em diversos canais, ao invés de perder de perder horas de trabalho na interpretação dos dados do Google Analytics, execução de de dados, e na associação (ou tentativa) de leads com deals convertidos, o Bitrix24 automaticamente e em tempo real analisa e permite a criação de relatórios e gráficos.

Conclusão

O Google Analytics e o ROI são sem dúvida, vitais para o crescimento de qualquer negócio e já com vista à Transformação Digital, mas é possivel concluir que o Bitrix também será fundamental. Pensar no tempo e recursos (Humanos e/ou Equipamentos) poupado com a utilização de uma plataforma e, salvaguardar todos os dados e interações utilizador/operador de uma forma bilateral, otimizando processos internos e aumentando através de uma grande margem  a produtividade de qualquer empresa.

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