

Ao longo deste artigo blog, serão abordados os temas do primeiro episódio B2U. B2U - Business to You, um evento digital caracterizado pela acessibilidade, dinâmica e informação; será realizada uma conversa digital todas as semanas com o intuito de solucionar problemas empresariais através de métodos digitais.
Neste episódio foram abordados os seguintes pontos:
ROI: O que é, Como e Por que calcular o Retorno sobre o Investimento?
Google Analytics: O que é?
Sim, mas o que é?
Com a ferramenta devidamente instalada, é possível monitorizar o público quem acede ao seu website, quais as páginas mais acedidas, recolha de leads, quais os dispositivos que mais frequentam o seu website de modo a tornar cada vez mais responsivo para diferentes pessoas, cidades e outros indicadores que possam achar relevantes.
3 Motivos para usar o Google Analytics
Acompanhar o comportamento do seu público-alvo é crucial em diversos nívei, mas alguns exemplos relevantes para qualquer negócio seria:
Qual o melhor horário para ações da empresa
O conhecimento de quais os dias do mês, da semana ou até mesmo as horas em que os seus visitantes têm mais interações, e a possibilidade de obter essas informações ao alcance de 2 cliques, além da possibilidade de programar ações, como saber o não fazer em momentos de pico como por exemplo, atualizações de site.
Descobrir as causas para o abandono (rejeição)
Analisar a taxa de rejeição. Ou seja, o número de utilizadores que abandonam o website sem interagir com o mesmo.
Se estiver a vende um serviço e o website não estiver a gerar vendas, em tempo real, sabem que algo não está bem, porém há a possibilidade de, com a análise de dados, ficar claro e com facilidade entender o problema da página ou no produto em si.
Compreender quais os dispositivos utilizados
É imprescindível que as páginas do vosso website sejam otimizadas para utilização nos dispositivos móveis. Sendo uma das questões que podem prejudicar o negócio em termos como o SEO.
Adicionalmente numa futura possibilidade de investir no mercado mobile num futuro próximo e quem sabe, se fizer sentido quem sabe, desenvolver aplicações ou ações sem ser para o mercado PC/Laptop.
Mas como perceber a necessidade? Ao analisar o tráfego por meio do Analytics é possivel perceber quais os dispositivos mais utilizados pelos os seus utilizadores ao aceder ao vosso website.
ROI: o que é, como e por que calcular o Retorno sobre o Investimento
O Marketing Digital, trouxe uma série de métricas/indicador que tornam possível saber com precisão a eficiência dos investimentos.

Fundamentalmente, o que é o ROI?
Dessa forma, é possível identificar quais os investimentos que valem a pena e como é possível aperfeiçoar aqueles que já estão a funcionar para que possam ter uma melhor performance.
Esta métrica é essencial porque permite avaliar certas iniciativas específicas que contribuem para os resultados da empresa. Logo, é com a base do ROI que é possível planear metas/objetivos baseados em resultados tangíveis e entender se, vale a pena investir ou não em determinados canais.
Como calcular o ROI e qual a fórmula?
- ROI= (10000 - 1000) / 1000
- ROI= 9
Neste exemplo, hipotético, o Retorno sobre o Investimento foi de 9 vezes em relação ao investimento feito inicial, em termos percentuais seria igual (multiplicando por 100), resultaria de uma caso hipotético com um retorno de 900%.
Sabendo que a sua empresa investe em diversos canais, ao invés de perder de perder horas de trabalho na interpretação dos dados do Google Analytics, execução de de dados, e na associação (ou tentativa) de leads com deals convertidos, o Bitrix24 automaticamente e em tempo real analisa e permite a criação de relatórios e gráficos.