Blog ERP24 - CONHECIMENTOS EMPRESARIAIS

O Que é Transformação Digital de Processos?

Já ouviu falar em Transformação Digital de Processos? Este termo tem cativado a atenção de empresas de todos os setores à volta do mundo. Mas o que é a Transformação Digital de Processos? Há quem pense que se trata apenas de um esforço de TI (Tecnologia de Informação), ou que só envolve melhorar a experiência do cliente, além de uma infinidade de outras ideias.

Porém, a Transformação Digital de Processos não é um conceito só para o futuro, mas sim algo que as empresas de hoje têm que priorizar para se manterem vivas. Por isso, é essencial esclarecer o significado desta transformação, o seu impacto nas empresas, e como aplicá-lo no processo empresarial

Sabendo isto, iremos elaborar este guia com tudo o que precisa de saber sobre a Transformação Digital de Processos. Está preparado? Vamos lá!


Pontos Abordados:

Os três Pilares: pessoas, estratégia, processos.
O futuro das empresas.
A importância da Transformação Digital.
Dados e Processos.

OS TRÊS PILARES

De forma resumida, a Transformação Digital de Processos descreve a reestruturação de processos das empresas, que passam a adaptar uma cultura digital com o objetivo de aumentar a produtividade. É uma forma de reinvenção para aproveitar as oportunidades e benefícios do ambiente digital. 

Quando se fala em Transformação Digital de Processos, esta é constituída por três pilares:

PESSOAS, ESTRATÉGIA, PROCESSOS 

PESSOAS: Sem haver envolvimento das pessoas que fazem parte da organização, sejam elas colaboradores, gestores, ou clientes, torna-se praticamente impossível adaptar uma mudança totalmente digital. Por isso, é preciso garantir, em primeiro lugar, que a organização esteja disposta a orientar as “pessoas” a respeito da necessidade da Transformação Digital de Processos.

ESTRATÉGIA: O segundo pilar diz respeito à estratégia digital. O momento da criação da estratégia digital é aquele no qual se especifica a visão, as metas e as oportunidades da organização, com o objetivo de maximizar os benefícios que as iniciativas digitais podem trazer. A grande questão esta no entender os desafios a curto, médio e longo prazo da empresa, e como chegar a estes.

PROCESSOS: Processos muito robotizados bem como manuais podem desmotivar os colaboradores, diminuir a criatividade e aumentar a probabilidade de cometer erros dispendendo mais tempo. Para evitar que isso aconteça, é necessário aprofundar conhecimentos acerca das metodologias ágeis. 

O FUTURO DAS EMPRESAS

O futuro das empresas será constituído por experiências híbridas e conectadas, ou seja, a pandemia reformulou o significado de “local de trabalho” e aumentou as expectativas dos colaboradores sobre as experiências digitais em 2022. Por isso, toda a organização deve contribuir para a estruturação de implementação da tecnologia de forma a melhorar a performance.

Por isso, existe uma crescente pressão para fornecer experiências digitais perfeitas a clientes e colaboradores. A Gaertner divulgou que as empresas que deram prioridade a serviços especializados em tecnologia de forma bem-sucedida têm 2,6 vezes mais probabilidade de melhorarem os resultados dos métodos digitais.


70% das organizações têm uma estratégia de transformação digital ou estão trabalhando em uma (PTC, 2019).

Os principais aderentes da estratégia de negócios digitais incluem serviços (95%), serviços financeiros (93%) e saúde (92%) (IDC, 2018)


Os gestores de negócios e tecnologia perceberam que a sua capacidade para acelerar a transformação digital estava cada vez mais dependente de se poderem tornar numa empresa combinável. No entanto, a velocidade da inovação digital também convida ao risco da cibersegurança. Se não for gerido de forma eficaz, este risco pode expor organizações e/ou os seus clientes a elevados danos financeiros e de reputação.

Business statement 

A transformação digital já era uma prioridade empresarial antes da pandemia e pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa.


A IMPORTÂNCIA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL 

O mundo está a testemunhar uma explosão de dados. Só em 2020, foram criados mais de 64 terabytes de dados, número que deve crescer a uma taxa de 23% até 2025, de acordo com a IDC (International Data Corporation). É essencial olhar para o machine learning e analisar os dados de forma a conseguir entender toda a informação necessária para realizar uma decisão adequada. 

A importância da transformação digital para as empresas não pode ser medida numa escala de 0 a 10. A relevância está no transformar ou não transformar. Transformar a estratégia, os processos, e as relações com os clientes está a tornar-se imprescindível para o sucesso das empresas. 


As empresas industriais foram as que mais se beneficiaram das transformações digitais (PTC, 2019).

Prevê-se que 65% do PIB mundial seja digitalizado até 2022 (FMI, 2020).


DADOS E PROCESSOS 

Dados

Os dados apresentam um paradoxo interessante: A maioria das empresas sabe que os dados são importantes e sabem que a qualidade é muitas vezes insatisfatória e, mesmo assim, continuam a desperdiçar enormes recursos ao não colocar os devidos papéis em posições adequadas. Assim como na tecnologia, é necessário adotar talento com grande amplitude na recolha de dados. Ainda mais importante é possuir a capacidade de convencer um grande número de pessoas na, linha de frente das organizações, a assumirem novas funções. 

Isso significa pensar e comunicar os dados que são necessários agora e os dados que serão necessários após a transformação.


Processos

A transformação de processos requer uma mentalidade de ponta a ponta, ou seja, uma reformulação total dos métodos de entender as necessidades dos clientes, uma conexão perfeita das atividades de trabalho e a capacidade de gerir os processos através dos três pilares. Uma orientação de processo é um ajuste natural com as necessidades do cliente - alinhando os pilares na direção deste para maximizar os processos existentes.

89% das empresas planejam adotar ou já adotaram uma estratégia de negócios digitais (IDC, 2018).

Agendar Demonstração

Agende uma reunião connosco e podemos guiá-lo(a) na Transformação Digital dos seus Processos.

Nós usamos cookies
Preferências de cookies
Abaixo, você pode encontrar informações sobre os propósitos pelos quais nós e nossos parceiros usamos cookies e processamos dados. Você pode exercitar suas preferências de processamento e/ou ver detalhes nos sites dos nossos parceiros.
Cookies analíticos Desativar tudo
Cookies funcionais
Other cookies
Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Saiba mais sobre nossa política de cookies.
Informações I understand
Cookies