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BPM

Gestão de processos de Negócio

Provavelmente já ouviu dizer que a sua empresa precisa de melhorar a maneira como gere os processos. Talvez já conheça a sigla BPM, mas não sabe bem o que isto significa. Pois então, iremos explicar-lhe o que é o BPM, o que é um Processo, os tipos de Processos, como implementar o BPM na sua empresa e as vantagens que o BPM lhe proporciona.

Além de descobrir o que é BPM, os seus objetivos e benefícios, também iremos dar alguns exemplos que poderão ajudar a aplicar o BPM à realidade da sua empresa. Está preparado? Boa leitura! 


Pontos Abordados:

O que é o BPM

Como implementar o BPM
As vantagens do BPM

O QUE É O BPM ?

O BPM (Business Process Management) é uma ferramenta digital de melhoria e padronização dos processos, direcionada para a satisfação do cliente e aumento da eficácia e eficiência da empresa no seu todo. O BPM resulta de uma união de um conjunto de boas práticas de gestão que, em parceria com a tecnologia, permite a adoção e otimização dos processos de uma organização.
Ao definir os processos da organização de acordo com as regras de BPM, a tomada de decisão pelos colaboradores fica simplificada pois, tendo todo o processo definido de forma detalhada, são facilmente identificadas as etapas com maior ou menor relevância no bom funcionamento da empresa. 

BPM é uma prática de sistematizar os processos que permite:

  • compreender processos;
  • estabelecer fluxos;
  • criar um modelo de processos;
  • analisar e melhorar a performance.

Business statement 

O objetivo final do BPM é criar processos e acompanhar os resultados alcançados em cada etapa para identificar oportunidades para melhorar e corrigir falhas. O BPM funciona em conjunto com os componentes tecnológicos como softwares que ajudam a alcançar a visão sistêmica necessária para a sua realização. 

O QUE É O PROCESSO ?

Resumidamente, podemos definir um Processo como uma agregação de atividades e comportamentos exibidos por humanos ou máquinas para alcançar um ou mais objetivos. Logo, um Processo de negócios é um trabalho que junta valor para os clientes ou ajuda na gestão de outros processos. 

A definição básica de um Processo é: 




Os gestores de negócios e tecnologia perceberam que a sua capacidade para acelerar a transformação digital estava cada vez mais dependente de se poderem tornar numa empresa combinável. No entanto, a velocidade da inovação digital também convida ao risco da cibersegurança. Se não for gerido de forma eficaz, este risco pode expor organizações e/ou os seus clientes a elevados danos financeiros e de reputação.

A IMPORTÂNCIA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL 


O mundo está a testemunhar uma explosão de dados. Só em 2020, foram criados mais de 64 terabytes de dados, número que deve crescer a uma taxa de 23% até 2025, de acordo com a IDC (International Data Corporation). É essencial olhar para o machine learning e analisar os dados de forma a conseguir entender toda a informação necessária para realizar uma decisão adequada. 

A importância da transformação digital para as empresas não pode ser medida numa escala de 0 a 10. A relevância está no transformar ou não transformar. Transformar a estratégia, os processos, e as relações com os clientes está a tornar-se imprescindível para o sucesso das empresas. 


As empresas industriais foram as que mais se beneficiaram das transformações digitais (PTC, 2019).

Prevê-se que 65% do PIB mundial seja digitalizado até 2022 (FMI, 2020).


DADOS E PROCESSOS 

Dados

Os dados apresentam um paradoxo interessante: A maioria das empresas sabe que os dados são importantes e sabem que a qualidade é muitas vezes insatisfatória e, mesmo assim, continuam a desperdiçar enormes recursos ao não colocar os devidos papéis em posições adequadas. Assim como na tecnologia, é necessário adotar talento com grande amplitude na recolha de dados. Ainda mais importante é possuir a capacidade de convencer um grande número de pessoas na, linha de frente das organizações, a assumirem novas funções. 

Isso significa pensar e comunicar os dados que são necessários agora e os dados que serão necessários após a transformação.


Processos

A transformação de processos requer uma mentalidade de ponta a ponta, ou seja, uma reformulação total dos métodos de entender as necessidades dos clientes, uma conexão perfeita das atividades de trabalho e a capacidade de gerir os processos através dos três pilares. Uma orientação de processo é um ajuste natural com as necessidades do cliente - alinhando os pilares na direção deste para maximizar os processos existentes.

89% das empresas planejam adotar ou já adotaram uma estratégia de negócios digitais (IDC, 2018).

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