Blog erp24 - Dicas Empresariais

COMO TRABALHAR A SUA BASE DE DADOS DE CLIENTES

Se lê este artigo temos a certeza que o faz porque tem objetivos para cumprir, e é mesmo no sentido de o ajudar neste processo e de o elucidar que o criámos.

Quando o objetivo é lançar um negócio ou aumentar as vendas de um negócio já existente, a utilidade e eficácia de uma base de dados de clientes depende totalmente da sua gestão e da forma como a mesma é organizada e explorada. Existem vários métodos e ferramentas digitais que podem tornar este processo simples e eficaz. Quando falamos na utilização de ferramentas digitais entramos no chamado Marketing Digital, um mundo novo, onde se aumenta facilmente o leque de contactos, preenche-se rapidamente uma base de dados robusta e assim se explora o cliente e as potenciais vendas. Tudo isto parece complexo, mas, no fundo, estão ao dispor de um clique as melhores ferramentas que podem impulsionar o seu negócio e proporcionar um rápido crescimento.

Comece por conceitos simples e por pequenos passos, rapidamente entrará neste mundo de oportunidades e mudar para sempre a sua gestão de clientes e consequentemente vendas.

Existe um leque de ofertas de ferramentas, estão ao dispor em vários Sites, nomeadamente na conceituada Bitrix24. A Bitrix24 é uma plataforma com vários aplicativos e ferramentas que o vão fazer caminhar no passo certo para o sucesso, vão ajudar a explorar a sua base de dados de clientes e gerar o sucesso que tanto anseia com todo o apoio e suporte ao seu dispor. 

Organização de Base de Dados

Uma base de dados é muito mais do que e-mails, contactos telefónicos nomes e localizações, é essencialmente um registo por categoria de cliente, categoria de produto preferido, historial de compras, poder de investimento, etc. Reunir esta informação é o primeiro passa para iniciar o restante processo.

Escolher as melhores ferramentas para iniciar a transformação digital. É fundamental para explorar ao máximo a base de dados de clientes. O mundo digital é o futuro de qualquer negócio, todos os negócios que se mantêm na sombra do mundo digital têm uma tendência decrescente no mercado e pouca probabilidade de prosperidade no futuro.

Funil de Vendas

O funil de vendas é um conjunto de etapas que lhe permitem tomar as decisões acertadas em relação à captação do cliente. A organização do funil é a seguinte: topo do funil é a captação do cliente através de divulgação, prende-se com o despertar de interesse ou criação de problema/necessidade. Segue-se o meio do funil que diz respeito à consideração de resolução/ interesse de compra. Por fim, o fundo do funil é nem mais, nem menos do que a venda, dando por concluído o processo.

Quando falamos em gestão de base de dados, incidimos sobre o primeiro problema que é nem mais, nem menos do que o topo do funil. O topo do funil destina-se como já referimos ao despertar no cliente a necessidade ou noção de que existe algo para resolver ou que existe algo que o mesmo desconhecia, sendo este o gatilho para despertar a atenção do mesmo.

Tudo se desencadeia a partir desta etapa. Nesta fase entra a Gestão de Relacionamento com o Cliente, explicaremos do que se trata.

Definir o seu CRM

Descodificando significa (Customer Relationship Management), em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, é o conjunto de métodos e ferramentas adotados para a captação de clientes. Nesta estratégia priorizam-se os interesses do cliente mais do que o produto. Ou seja, gerir uma base de dados com utilização desta ferramenta significa criar uma ponte de ligação entre os interesses dos clientes e a sua oferta.

Existem ferramentas digitais com automatização de contactos e-mail, SMS, publicidade/ divulgação através de redes sociais, envio de lembretes, etc. Pesquise todas as ferramentas disponíveis no Bitrix24, encontrará os melhores exemplos de como explorar positivamente a sua base de dados e fazer a mais perspicaz Gestão dos seus clientes ou potenciais clientes, escolha o CRM certo para o seu negócio e utilize-o como um trunfo, a ERP24 é parceira e pode-o ajudar, saiba mais aqui.

Conversão

Sem termos intenção, para já, de avançar nas etapas do funil, é importante referir as análises de taxa de conversão de forma a percebermos se fazemos uma boa gestão de clientes.

A conversão significa a transformação de clientes inseridos na sua base em verdadeiro contacto, não necessariamente uma venda, mas sim um interesse, como contacto, pedido de informação, pedido de orçamento… É neste ponto que temos de incidir quando recorremos a uma gestão eficaz da base de dados, sendo que as ferramentas de gestão de base de dados são importantíssimas quando define um objetivo de conversão.

ROI

Gerir a base de dados controlando os gastos dessa mesma gestão é fundamental. A relação entre o investimento e conversão designa-se de ROI (Retorno do Investimento), utilize as ferramentas corretas, as plataformas disponibilizam todo um leque de forma a tornar rentável e sustentável a sua gestão de clientes, ao ser baseada no valor acrescentado vai permitir só por si uma boa gestão sem gastos avultados e desproporcionais.

Conclusão

Concluindo a explicação, esperamos que este artigo seja útil para fazer progredir o seu negócio, que tenha sido fundamental para o ajudar a rentabilizar a sua base de dados. O principal objetivo é que seja claro que as ferramentas digitais podem transformar os seus dados em algo evolutivo e produtivo fazendo numa fase final aumentar efetivamente as suas vendas, algo que sozinho seria muito difícil ou provavelmente impossível de fazer.

Nós usamos cookies
Preferências de cookies
Abaixo, você pode encontrar informações sobre os propósitos pelos quais nós e nossos parceiros usamos cookies e processamos dados. Você pode exercitar suas preferências de processamento e/ou ver detalhes nos sites dos nossos parceiros.
Cookies analíticos Desativar tudo
Cookies funcionais
Other cookies
Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Saiba mais sobre nossa política de cookies.
Informações I understand
Cookies