06/04/2021

Como trabalhar a sua base de dados de clientes

Se lê este artigo temos a certeza que o faz porque tem objetivos para cumprir, e é mesmo no sentido de o ajudar neste processo e de o elucidar que o criámos.

Quando o objetivo é lançar um negócio ou aumentar as vendas de um negócio já existente, a utilidade e eficácia de uma base de dados de clientes depende totalmente da sua gestão e da forma como a mesma é organizada e explorada. Existem vários métodos e ferramentas digitais que podem tornar este processo simples e eficaz. Quando falamos na utilização de ferramentas digitais entramos no chamado Marketing Digital, um mundo novo, onde se aumenta facilmente o leque de contactos, preenche-se rapidamente uma base de dados robusta e assim se explora o cliente e as potenciais vendas. Tudo isto parece complexo, mas, no fundo, estão ao dispor de um clique as melhores ferramentas que podem impulsionar o seu negócio e proporcionar um rápido crescimento.

Comece por conceitos simples e por pequenos passos, rapidamente entrará neste mundo de oportunidades e mudar para sempre a sua gestão de clientes e consequentemente vendas.

Existe um leque de ofertas de ferramentas, estão ao dispor em vários Sites, nomeadamente na conceituada Bitrix24. A Bitrix24 é uma plataforma com vários aplicativos e ferramentas que o vão fazer caminhar no passo certo para o sucesso, vão ajudar a explorar a sua base de dados de clientes e gerar o sucesso que tanto anseia com todo o apoio e suporte ao seu dispor. 


Organização de Base de Dados

Uma base de dados é muito mais do que e-mails, contactos telefónicos nomes e localizações, é essencialmente um registo por categoria de cliente, categoria de produto preferido, historial de compras, poder de investimento, etc. Reunir esta informação é o primeiro passa para iniciar o restante processo.

Escolher as melhores ferramentas para iniciar a transformação digital. É fundamental para explorar ao máximo a base de dados de clientes. O mundo digital é o futuro de qualquer negócio, todos os negócios que se mantêm na sombra do mundo digital têm uma tendência decrescente no mercado e pouca probabilidade de prosperidade no futuro.

Funil de Vendas

O funil de vendas é um conjunto de etapas que lhe permitem tomar as decisões acertadas em relação à captação do cliente. A organização do funil é a seguinte: topo do funil é a captação do cliente através de divulgação, prende-se com o despertar de interesse ou criação de problema/necessidade. Segue-se o meio do funil que diz respeito à consideração de resolução/ interesse de compra. Por fim, o fundo do funil é nem mais, nem menos do que a venda, dando por concluído o processo.

Quando falamos em gestão de base de dados, incidimos sobre o primeiro problema que é nem mais, nem menos do que o topo do funil. O topo do funil destina-se como já referimos ao despertar no cliente a necessidade ou noção de que existe algo para resolver ou que existe algo que o mesmo desconhecia, sendo este o gatilho para despertar a atenção do mesmo.

Tudo se desencadeia a partir desta etapa. Nesta fase entra a Gestão de Relacionamento com o Cliente, explicaremos do que se trata.

Definir o seu CRM

Descodificando significa (Customer Relationship Management), em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, é o conjunto de métodos e ferramentas adotados para a captação de clientes. Nesta estratégia priorizam-se os interesses do cliente mais do que o produto. Ou seja, gerir uma base de dados com utilização desta ferramenta significa criar uma ponte de ligação entre os interesses dos clientes e a sua oferta.

Existem ferramentas digitais com automatização de contactos e-mail, SMS, publicidade/ divulgação através de redes sociais, envio de lembretes, etc. Pesquise todas as ferramentas disponíveis no Bitrix24, encontrará os melhores exemplos de como explorar positivamente a sua base de dados e fazer a mais perspicaz Gestão dos seus clientes ou potenciais clientes, escolha o CRM certo para o seu negócio e utilize-o como um trunfo, a ERP24 é parceira e pode-o ajudar, saiba mais aqui.

Conversão

Sem termos intenção, para já, de avançar nas etapas do funil, é importante referir as análises de taxa de conversão de forma a percebermos se fazemos uma boa gestão de clientes.

A conversão significa a transformação de clientes inseridos na sua base em verdadeiro contacto, não necessariamente uma venda, mas sim um interesse, como contacto, pedido de informação, pedido de orçamento… É neste ponto que temos de incidir quando recorremos a uma gestão eficaz da base de dados, sendo que as ferramentas de gestão de base de dados são importantíssimas quando define um objetivo de conversão.

ROI

Gerir a base de dados controlando os gastos dessa mesma gestão é fundamental. A relação entre o investimento e conversão designa-se de ROI (Retorno do Investimento), utilize as ferramentas corretas, as plataformas disponibilizam todo um leque de forma a tornar rentável e sustentável a sua gestão de clientes, ao ser baseada no valor acrescentado vai permitir só por si uma boa gestão sem gastos avultados e desproporcionais.


Conclusão

Concluindo a explicação, esperamos que este artigo seja útil para fazer progredir o seu negócio, que tenha sido fundamental para o ajudar a rentabilizar a sua base de dados. O principal objetivo é que seja claro que as ferramentas digitais podem transformar os seus dados em algo evolutivo e produtivo fazendo numa fase final aumentar efetivamente as suas vendas, algo que sozinho seria muito difícil ou provavelmente impossível de fazer.

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