08/07/2023

Inbound Marketing com Bitrix24: Maximizar os Resultados Digitais

Num mundo digital em constante evolução, é essencial para as empresas adotarem estratégias eficazes de marketing para alcançar o seu público-alvo e impulsionar o crescimento dos negócios. Uma das abordagens mais adequadas é o Inbound Marketing, que visa atrair, envolver e converter leads qualificados de forma orgânica e sustentável. Existem plataformas que ajudam a implementar esta estratégia da melhor forma, dispondo de ferramentas adequadas a cada tarefa. O Bitrix24 é a mais completa destas plataformas, permitindo implementar uma estratégia de Inbound através do foco em diversos elementos-chave.

Email Marketing

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) desempenha um papel crucial no sucesso de qualquer estratégia de Inbound Marketing. Afinal, é fundamental que o seu site seja encontrado pelos motores de busca, como por exemplo, o Google,  quando os utilizadores pesquisam por palavras-chave relacionadas com o seu negócio. 

As palavras-chave são o primeiro e mais importante ponto a ter em conta quando falamos de SEO. Não é segredo a importância de utilizar palavras-chave bem definidas, mas é preciso relembrar que é igualmente importante que estas palavras-chave sejam corretamente posicionadas. Para tal, o Bitrix24 possibilita, como uma das suas grandes mais-valias, a elaboração de websites ou lojas online dentro da plataforma. Nas configurações do seu site pode, por exemplo, incluir a palavra-chave previamente escolhida nos campos onde é aconselhável que esta esteja presente, nomeadamente no ponto referente à palavra-chave, no título e nos marcadores meta da página. Adicionar a palavra-chave em todos estes campos permitirá ao motor de busca analisar a pertinência do seu conteúdo para a procura efetuada pelos utilizadores. 

Através da possibilidade de aplicação de heading tags, o Bitrix24 permite também aumentar a visibilidade e posição do seu site para os motores de busca, assim como melhorar a experiência do utilizador. Estas tags permitem organizar o seu conteúdo textual, destacando títulos e subtítulos. Seguem uma escala de H1 a H6, devendo a H1 ser sempre utilizada no título e assim sucessivamente. 

Para obter estatísticas e relatórios do seu site, além de outros dados que poderão ajudar a otimizar a sua estratégia de SEO, deverá indexá-lo ao Google, através da Google Search Console. Para tal, basta registar o seu site nesta plataforma e confirmar a propriedade do domínio nas configurações do Bitrix24. 

Gestão de Leads

Uma vez que por si só um grande volume de leads não significa um volume igual de vendas, é importante ter um sistema de gestão de leads estabelecido que permita uma abordagem correta para incentivar a conversão. O Bitrix24 engloba um conjunto de soluções para capturar, classificar e converter leads em clientes. 

Os formulários de captura de leads são uma ferramenta essencial, e o ponto de partida para todo o processo de análise e conversão. Após os leads estarem registados na sua base, consegue perceber as fontes de captura, inclusive de que página do seu site vieram, e distinguir os contactos em segmentos, isto é, diferenciar os clientes ativos dos leads que se encontram em fase de nutrição e daqueles que foram descartados da base atual, seja para contacto futuro ou não. 

Toda a jornada desde a entrada do lead até à conversão é orientada através de recursos do Bitrix24 como as ferramentas de automação e divulgação de anúncios personalizados, que garantem a entrega do conteúdo certo à pessoa certa e possibilitam assim que cheguem ao fundo do funil prontos para a conversão. 

Redes Sociais

As redes sociais desempenham um papel crucial na estratégia de Inbound Marketing, permitindo que alcance um público mais amplo, fortaleça o relacionamento com os seus clientes e direcione anúncios personalizados. 

O Bitrix24 permite integrar as principais redes sociais numa só plataforma, onde poderá aceder a todas as mensagens, gostos e seguidores dos seus perfis. Possibilita também a criação e publicação de anúncios para as redes sociais, direcionados para cada segmento de público. Através do envio da sua base de dados do CRM para o Facebook, uma funcionalidade de destaque do Bitrix24, a segmentação torna-se muito mais simples. Consegue, com recurso a esta funcionalidade, apresentar anúncios personalizados para determinado conjunto de contactos, por exemplo, pode anunciar a leads que se encontram em determinada etapa do funil com dificuldade em progredir ou, de forma menos abrangente, apresentar anúncios direcionados a contactos que recolheu através de determinado formulário. São diversas as hipóteses de segmentação e o processo é bastante simples. É também possível apresentar anúncios a audiências com características semelhantes às do público presente nos seus segmentos – os chamados “lookalike”. 

A integração com o recurso de pixel do Facebook é mais uma das vantagem do Bitrix24. O pixel é um código de rastreamento que permite recolher dados sobre o comportamento dos utilizadores e segmentar anúncios de forma mais precisa. Com o pixel integrado no seu site, pode acompanhar as interações dos utilizadores com este e direcionar anúncios personalizados para diferentes segmentos de público (com base nessas interações, que irão espelhar os seus interesses e preferências). Isto aumenta a relevância dos seus anúncios, as hipóteses de conversão e maximiza o retorno sobre o investimento. 

Automação de Marketing

A automação de marketing é uma parte essencial de uma estratégia de Inbound Marketing eficaz. Permite que automatize tarefas repetitivas, otimize o processo de aquisição de leads, nutrição e conversão, além de economizar tempo e recursos valiosos. 

Com esta plataforma, pode automatizar tarefas específicas ao longo do funil de vendas, incluindo o envio automático de e-mails ou SMS segmentados com base nas ações e comportamentos dos leads, através de gatilhos como o preenchimento de um formulário ou o abandono de um carrinho, no caso das lojas online. A automação de marketing do Bitrix24 permite assim que nutra os seus leads de forma personalizada e relevante, aumentando as hipóteses de conversão. 

Com esta capacidade de automação, consegue ganhar tempo e eficiência, garantindo que as suas ações de marketing são executadas de forma consistente e personalizada. Ao automatizar tarefas repetitivas, segmentar leads e monitorizar comportamentos, consegue melhorar a eficácia das suas campanhas e alcançar melhores resultados com a sua estratégia de Inbound Marketing. 

Análise de Dados

Um dos pontos fortes do Bitrix24 é a capacidade de análise de dados, que permite fornecer insights valiosos sobre o desempenho das suas campanhas de Inbound Marketing. Com diversos recursos de análise, pode avaliar métricas como o tempo que os leads demoram a converter, a taxa de conversão entre etapas, as tendências de venda (sazonais), os clientes mais rentáveis, o retorno sobre o investimento e o custo de aquisição de cliente, etc. Essas informações são cruciais para avaliar o sucesso das suas estratégias, identificar áreas de melhoria e tomar decisões justificadas para otimizar os resultados.

Com o Bitrix 24, tem todas as ferramentas necessárias para desenvolver uma estratégia de Inbound Marketing de sucesso, desde a atração até a conversão e fidelização dos seus clientes. A plataforma oferece uma integração perfeita entre as diferentes etapas do processo, permitindo que otimize as suas campanhas, acompanhe resultados e impulsione o crescimento do seu negócio de forma consistente. Não importa o tamanho ou setor da sua empresa, o Bitrix24 adapta-se às suas necessidades e proporciona um ambiente integrado para impulsionar o sucesso das suas estratégias de Inbound Marketing. 

Interessado em saber mais? Experimente e descubra como esta plataforma pode transformar a maneira como atrai e se conecta com o seu público-alvo, elevando os seus resultados a um novo patamar. A ERP24, parceira gold do Bitrix24, poderá acompanhá-lo em todo o processo, desde a identificação das necessidades da sua empresa à implementação do software de forma personalizada, com o suporte necessário para que aproveite a totalidade das suas potencialidades!

CRM Bitrix24

Despedimo-nos com votos de uma ótima semana, voltaremos em breve com um novo artigo.

Subscreva a nossa newsletter semanal e receba todas as novidades na sua caixa de entrada.

SUBSCREVER