06/07/2022

O que é Business Process Management (BPM)

Business Process Management (BPM), ou Gestão por Processos de Negócio, é uma disciplina de gestão empresarial que se foca na otimização dos processos usados para gerir o trabalho do dia-a-dia, apoiar os seus clientes e gerar valor.

Um processo de negócio pode ser definido como um conjunto de atividades que permitem à empresa atingir um, ou mais, objetivos. Os objetivos podem passar por aumentar margens de lucro, melhorar processos de recrutamento ou comunicação interna... existindo um leque praticamente infinito de possibilidades a ser definidas como objetivo.

Na sua essência, a gestão por processo de negócio pode ser dividida em 5 simples passos:

- Desenho: análise do processo atual de forma a identificar oportunidades de melhoria. Posteriormente desenvolver o processo de negócio da forma que deveria ter sido definida inicialmente (através da utilização de standards e automatizações)

- Modelo: perceber como o processo redesenhado irá operar nas variadas situações possíveis

- Implementação: Execução de melhorias, incluindo automatismos e standardarização

- Monitorização: monitorizar as melhorias para perceber se vão ao encontro do esperado

- Otimização: continuação da melhoria, de uma forma contínua, até à perfeição



Para finalizar, existem três pontos chave que queremos destacar sobre a aplicação real da gestão por processos de negócio nas empresas:

Business Process Management (BPM), ou Gestão por Processos de Negócio, é uma disciplina de gestão empresarial que se foca na otimização dos processos usados para gerir o trabalho do dia-a-dia, apoiar os seus clientes e gerar valor.

Um processo de negócio pode ser definido como um conjunto de atividades que permitem à empresa atingir um, ou mais, objetivos. Os objetivos podem passar por aumentar margens de lucro, melhorar processos de recrutamento ou comunicação interna... existindo um leque praticamente infinito de possibilidades a ser definidas como objetivo.

Na sua essência, a gestão por processo de negócio pode ser dividida em 5 simples passos:

- Desenho: análise do processo atual de forma a identificar oportunidades de melhoria. Posteriormente desenvolver o processo de negócio da forma que deveria ter sido definida inicialmente (através da utilização de standards e automatizações)

- Modelo: perceber como o processo redesenhado irá operar nas variadas situações possíveis

- Implementação: Execução de melhorias, incluindo automatismos e standardarização

- Monitorização: monitorizar as melhorias para perceber se vão ao encontro do esperado

- Otimização: continuação da melhoria, de uma forma contínua, até à perfeição 


Para finalizar, existem três pontos chave que queremos destacar sobre a aplicação real da gestão por processos de negócio nas empresas:


1. Visão de Processos (Macro a Micro)

Graças à sua notação própria e estrutura de análise empresarial, a disciplina BPM permite-nos identificar e modelar os processos atuais de qualquer organização (em conjunto com vários elementos da equipa do cliente). Esta fase do processo é típicamente a mais surpreendente pois consegue trazer imediatamente à atenção pequenas (e por vezes não tão pequenas) falhas em vigor.

Terminado o levantamento é feita uma análise profunda a todos os processos e são identificadas as respectivas oportunidades de melhoria.

business-process-management

2. Escalabilidade

Uma das características mais surpreendentes desta disciplina é, sem dúvida, a sua escalabilidade. Não exige uma dimensão empresarial mínima, nem máxima, número de colaboradores ou sequer de processos. Ela simplesmente está pensada de forma a se ajustar às necessidades e objetivos de cada empresa, transformando-a do interior para o exterior, incluindo muitas vezes até a própria redefinição dos objetivos.


Independentemente da dimensão da sua organização, haverá certamente muitas otimizações escondidas que o BPM irá tornar claras.

dashboard-powerbi-erp24

3. "Salto" para o Digital

Atualmente a necessidade das organizações darem o "salto" para o digital continua a aumentar a passos largos. O futuro é digital, e todas as empresas vão, eventualmente, ter de dar também o "salto"

É exatamente para essas empresas, e para os respectivos processos de transformação que vão passar, que o Business Process Management pode ajudar a garantir o sucesso futuro. Se os processos analógicos, ou mesmo os digitais, da sua organização estiverem mal definidos/otimizados, as soluções digitais que irão ser entregues nunca irão culmatar as necessidades reais da sua empresa.

Veja o BPM como o mapa para o futuro digital da sua empresa.

Dada a sua estrutura e lógica enquanto catalizador da otimização de processos, esta disciplina é de uma amplitide e adaptabilidade tal que é possível afirmar que pode ser aplicada em qualquer tipo de empresa ou organização e todas elas podem beneficiar de melhorias e aumentos permanentes de produtividade.

É por estas, e muitas outras, razões que acreditamos nesta disciplina e a aplicamos no nosso trabalho, com resultados dados e clientes satisfeitos.


Quer saber mais?

Depois de tanta informação, é perteitamente normal ter dúvidas. Gostaria de perceber melhor como os nossos contultores BPM podem ajudar a sua empresa? Use o botão abaixo e fale com um consultor ERP24, sem compromisso, e veja como a nossa metodologia o pode ajudar a gerar resultados.

AGENDAR ANÁLISE BPM