23/01/2023

O que é Transformação Digital?

Apesar de ser um dos conceitos mais populares dos últimos anos, a "transformação digital" é ainda pouco compreendida no mercado atual, especialmente quando nos focamos na realidade de pequenas e médias empresas (PME).

Por definição popular, a transformação digital "...pode ser definida como um fenómeno que incorpora o uso da tecnologia digital às soluções de problemas tradicionais. Assim, abrange mudanças procedurais em diversos âmbitos de uma sociedade, isto é, essa transformação modifica o paradigma da utilização da tecnologia, por exemplo, das seguintes áreas: governo, economia, mercado de trabalho, educação, medicina, artes, ciência, comunicação global, entre outros." - Wikipédia

A esta definição acrescentamos apenas que, por norma, processos digitais são imensamente mais produtivos do que analógicos, daí que a transformação digital de uma empresa contribui diretamente para um aumento da sua produtividade.

Perante esta definição, e aplicando o nosso contexto ERP24, elaborámos o nosso processo de transformação digital para empresas, escalável a qualquer dimensão e aplicável em qualquer categoria empresarial. Este processo consiste em:


1. Levantamento e definição de processos empresariais
(Business Process Management)

O primeiro passo do nosso processo de transformação digital passa pela identificação dos processos empresariais que o cliente pretende melhorar. Nesta fase dedicamos uma significativa porção de tempo ao contacto direto com os tomadores de decisão, os executantes, e TI, de forma a percebermos em detalhe como tudo funciona, mapear todos os processos e por fim sermos capazes de propor soluções de otimização.

Neste passo, apesar de estarmos a falar de Transformação Digital, a presença do departamento de tecnologias de informação é importante, mas não é o departamento chave desta análise inicial. Todos os departamentos devem fazer parte desta fase da transformação, de forma a que todos os processos relevantes sejam considerados e para que as vantagens da transformação sejam transversais a todos os departamentos

Este passo consiste na aplicação da disciplina de gestão por processos de negócio, ou Business Process Management (BPM), que nos permite contrubuir ativamente como nosso know-how de gestão empresarial, uma das maiores mais-valias da consultoria ERP24.

Pode obter mais informações na nossa página dedicada a este serviço.

business-process-management

Subscreva a nossa newsletter semanal e receba todas as novidades na sua caixa de entrada.

SUBSCREVER

2. Implementação de Soluções Digitais
(Bitrix24)

Após a análise e levantamento inicial das necessidades da sua empresa, passamos à implementação das soluções propostas. Enquanto parceiros Gold da Bitrix24, identificámos nesta plataforma uma fantástica oportunidade não só para empresas de grande escala, como para pequenas e médias empresas.


Graças ao vasto leque de soluções oferecidas, a Bitrix24 consegue resolver praticamente todo o tipo de problemas e transformar digitalmente a grande maioria dos processos empresariais. Desde CRM a Contact Center, passando por Gestão de Projeto, Calendário, Chat (texto e video), entre muitos outros, a Bitrix24 terá certamente uma solução que se adequa à sua realidade.

Implementadas as soluções, entramos na fase de customização que, resumidamente, passa pelo ajuste da solução às necessidades da sua empresa e respetivas configurações. Pode consultar mais informações sobre a plataformaBitrix24 aqui.


dashboard-powerbi-erp24

3. Análise de Dados
(Business Intelligente - Microsoft Power BI | BI Machine)

Após a implementação e respetivas configurações passamos à fase de utilização dos novos sistemas de gestão de processos internos, e é aqui que surge uma nova oportunidade: a consulta de todos os dados gerados pelos sistemas da empresa!


Sim, quando dizemos "todos os dados", queremos mesmo dizer todos os dados. Graças às capacidades de integração do Microsoft Power BI e do BI Machine, passa a ser possível recolher, trabalhar e apresentar (ao vivo) dados empresariais em dashboards personalizados, de forma a poder consultar o estado de todo e qualquer processo digital, e respetivos KPI, da sua organização.

Para saber mais sobre o Microsoft Power BI, consulte a nossa página dedicada a esse serviço.


Quer saber mais?

Depois de tanta informação, é perteitamente normal ter dúvidas. Gostaria de perceber melhor como este leque de serviços pode ajudar a sua empresa? Use o botão abaixo e fale com um consultor ERP24, sem compromisso, e veja como a nossa metodologia o pode ajudar a gerar resultados.

AGENDAR DEMOnstração