10/07/2023

Tendências de Venda a Não Perder

O sucesso nas vendas requer um conjunto de fatores que não devem ser desprezados. Para delinear uma boa estratégia de vendas, é importante que acima de tudo entenda o mercado em que o seu negócio está inserido. Conhecer as tendências atuais e manter-se atualizado quanto aos passos da concorrência deverá ser um dos primeiros passos para definir uma estratégia eficaz.

Seguir as mais recentes tendências permitirá melhorar a eficiência da sua atividade. Mesmo quando a sua estratégia já trouxe um elevado volume de vendas e parece estar a funcionar, muitas vezes é necessário estudar o mercado e investir em mudanças, sejam estas a nível de ferramentas, processos ou mesmo cultura empresarial. Apenas acompanhando o que de novo surge no mercado poderá obter vantagem competitiva e manter-se à frente da concorrência.  

Atualmente, as novas tendências estão quase sempre associadas à adoção de novas tecnologias, à automatização de etapas ou à renovação de processos. A diferenciação não está no produto ou serviço que oferece, mas na experiência do cliente durante todo o processo. Quais são, então, as principais tendências de venda no momento?

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Venda Omnicanal

A venda omnicanal é uma estratégia de vendas que integra todos os canais de comunicação de uma empresa com o objetivo de conceder uma melhor experiência ao cliente. Uma estratégia omnicanal bem desenvolvida permite que o processo de compra passe por diversos canais sem interrupções. É comumente explicado através do exemplo da compra de uma peça de roupa: o cliente inicia o processo de compra numa rede social ao ser confrontado com uma camisola da qual gosta, visita entretanto uma loja física para ver e possivelmente experimentar a camisola e garantir que corresponde ao que deseja e no fim do dia procede à compra da mesma camisola já em casa, através da loja online da marca. Durante este processo, é importante que o atendimento seja consistente em termos de qualidade e informação em todos os canais, mantendo uma comunicação clara e que transmita a mesma personalidade da marca. No fundo, o ponto central da venda omnicanal é garantir que a jornada de compra dos clientes ocorre sem esforço e de forma fluida, mesmo que passe por canais diferentes. Para que tal seja possível, é necessário que todos os canais estejam integrados de forma a conseguirem satisfazer a totalidade das necessidades do comprador. Não sendo uma estratégia propriamente recente, é obrigatória para qualquer empresa que se preocupe em proporcionar uma experiência marcante ao cliente e assim garantir um maior volume de vendas.

Venda Personalizada

Através da estratégia de vendas personalizadas, ou vendas inbound, o vendedor tem em conta os problemas e os objetivos dos leads para que possa proceder de forma personalizada, oferecendo exatamente aquilo de que estes precisam. Esta estratégia tem por objetivo guiar o lead durante todo o processo de compra, passando primeiramente por uma fase de conhecimento onde este descobre as suas “dores”, uma fase de consideração em que descobre as soluções para as mesmas, e uma última fase de decisão onde se apercebe de que a melhor solução está precisamente com a empresa que o acompanhou durante todo este processo de descoberta. Esta é uma abordagem bastante utilizada pelas empresas nos últimos tempos, uma vez que o público está cada vez mais “imune” às estratégias tradicionais e procura cada vez mais soluções que vão de acordo às suas necessidades individuais.

Venda Assistida por Tecnologia

Se as vendas online trouxeram consigo uma revolução sem precedentes para as estratégias de venda, as vendas assistidas por tecnologia vieram mostrar que ainda há muito por fazer. Com recurso a softwares de apoio e da inteligência artificial, é agora possível automatizar tarefas simples (por exemplo, o envio de e-mails personalizados ao cliente conforme este realiza determinada ação) e dialogar de forma natural com os clientes através de chatbots. Estas ferramentas possibilitam ainda a sugestão de produtos/serviços alinhados com os desejos dos consumidores. Isto permite não só libertar algum trabalho do vendedor como melhorar os resultados da empresa devido à eficiência destas tecnologias.

Venda por Assinatura

As vendas por assinatura têm vindo a ganhar popularidade e mostram-se como uma das tendências em crescimento no setor das vendas. Atualmente, o cliente quer cada vez mais processos simples e livrar-se de tarefas repetitivas. Assim, surgiu a necessidade de automatizar compras recorrentes. Bens de higiene pessoal, livros e bebidas são apenas alguns dos muitos bens que já é possível adquirir neste regime. Através de uma assinatura (mensal, trimestral, anual, etc.) o cliente recebe os bens em sua casa sem ter de se preocupar com encomendas, no prazo estabelecido, podendo cancelar a assinatura de forma rápida e simples, em qualquer altura. 

Fatores a ter em conta numa estratégia de vendas

Além de se manter a par das tendências de venda mencionadas, é importante destacar a importância de outros fatores no sucesso da estratégia adotada.

O uso de dados para impulsionar as vendas é um destes fatores, uma vez que as empresas que desejam obter vantagem competitiva e melhorar a estratégia de vendas precisam de investir na recolha, análise e interpretação de dados. Desta forma, é possível identificar padrões de comportamento do cliente, tal como as suas preferências, interesses e necessidades. Com base nessas informações, as empresas podem criar campanhas de marketing direcionadas e personalizadas, proporcionar ofertas exclusivas e melhorar a experiência do cliente em geral.

Outro fator importante é a utilização de plataformas de comércio eletrónico que ofereçam opções de pagamento flexíveis e seguras. Isto permite que as empresas atinjam um público mais amplo e aumentem a sua taxa de conversão. Diversas plataformas, como é o caso do Bitrix24, permitem a criação de lojas online e fornecem uma ampla variedade de opções de pagamento, desde cartões de crédito e débito até opções de pagamento online como PayPal.

Por fim, uma questão que tem vindo a ganhar destaque no mundo das vendas é a responsabilidade social corporativa. Cada vez mais, os consumidores estão preocupados com a sustentabilidade e a ética das empresas com as quais fazem negócios. Por isso, as empresas que se preocupam com questões ambientais, sociais e éticas têm uma vantagem competitiva, uma vez que a conscientização do consumidor está em alta. Isso inclui a adoção de práticas de produção sustentáveis, o apoio a causas sociais e o investimento em programas de responsabilidade social. 

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Despedimo-nos com votos de uma ótima semana, voltaremos em breve com um novo artigo.

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